ESG – Environmental + Social + Corporate Governance
ESG é um conjunto de boas práticas, adotadas por uma empresa, que se baseia em 3 pilares:
1. Meio Ambiente – a atenção de uma empresa à geração de resíduos, consumo de água, consumo de energia, uso de energia limpa e etc.;
2. Social – a relação da empresa com seus funcionários, fornecedores, clientes e comunidade na qual está inserida;
3. Governança Corporativa – conjunto de ações que prevê a transparência da empresa com relação às suas ações e resultados, com a comunidade onde ela está inserida, com seus acionistas e com seus clientes.
Este conjunto de práticas procura evidenciar a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar social de seus trabalhadores e comunidade diretamente afetada. Hoje existem diversos protocolos de implementação e avaliação da conformidade com o ESG. A escolha do protocolo mais adequado deve estar em conformidade com os valores da empresa e os seus objetivos com relação a implantação do programa.
Os 3 pilares foram criados pelo mundo financeiro como uma forma de garantir a gestão de risco e o compliance de uma empresa. Uma empresa que segue princípios de ESG permite que o mundo financeiro avalie a sua gestão e permite que os stakeholders tomem decisões com relação a empresa. Ele permite selecionar, acompanhar e valorizar organizações que reconhecem e adotam esta prática.
O B3 da Bolsa adota 6 índices de sustentabilidade que podem ser usados para avaliar uma empresa:
1. ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial
2. ICO2 – Índice Carbono Eficiente
3. IGC – Índice de ações com governança diferenciada
4. IGCT – Índica de Governança Corporativa Trade
5. IGC-NM – Índice de Governança Corporativa Novo Mercado
6. ITAG – Índice de Ações com Tag Along Diferenciado.
O diferencial de uma empresa com ESG implementado é a garantia de conformidade com as legislações em vigor e um tratamento adequado das questões ambientais, sociais e de governança corporativa.
Texto elaborado pela nossa Gerente Técnica Ana Paula Spolidoro Queiroz